Garota americana na Itália

Fotografia, tirada há 71 anos atrás, em agosto de 1951, mas que ainda representa a triste realidade de assédio sexual vivenciada pelas mulheres.

Nomeada originalmente como “American Girl in Italy”, a imagem tirada por Ruth Orkin, no ano de 1951, retrata a importunação sexual que Ninalee Allen sofreu ao caminhar pelas ruas de Florença.

Ruth Orkin

A fotógrafa e a estudante de Ciências Sociais conheceram-se por acaso em uma viagem à Europa e se tornaram amigas. Após perceberem que partilhavam da mesma experiência feminina de viajarem sozinhas, decidiram retratá-la por meio de um ensaio fotográfico.

Na foto, a estudante é retratada caminhando, aparentemente apressada, com uma multidão de homens a encarando de forma desrespeitosa e sexual. Ela está com o semblante angustiado e desconfortável, uma vez que sua expressão facial está séria e transmite preocupação. O modo como segura os objetos e se posiciona corporalmente reforçam essa suposição. Em razão disso, tenho a impressão de que Allen esperava ansiosamente para acabar o trajeto daquela rua, para ficar, de fato, aliviada de olhares constrangedores.

Essa fotografia me causa uma sensação de incômodo e aflição, porque, como mulher, vivencio constantemente situações de assédio sexual na rua ou em qualquer outro ambiente e, por isso, me familiarizei com a situação exposta na imagem. Infelizmente, devido ao machismo e ao patriarcado estabelecido na sociedade, as mulheres são sexualizadas e têm seus corpos vistos como objetos de gerar prazer aos homens. Como resultado, somos limitadas e prejudicadas o tempo todo. Temos medo de realizar ações simples e básicas, como andar nas ruas. Temos medo de olhares maldosos. E, principalmente, temos medo de perder a liberdade de ir e vir. Mas, na realidade, já não a temos por inteiro.

Nesse viés, há uma discussão acerca da influência que a vestimenta das pessoas do sexo feminino exerce sobre a atitude do assediador, uma vez que, mulheres que usam roupas justas e apertadas são depreciadas e erroneamente julgadas como “menos dignas de respeito”. Esse debate é extremamente problemático, pois, além de atribuir a culpa à vítima, inferioriza e fetichiza as mulheres. A fotografia apresentada é um claro exemplo do quanto essa suposição é equivocada, visto que, Ninalee tem seu corpo completamente coberto e, mesmo assim, é desrespeitada. Ou seja, a culpa não é da vítima!

A imagem me faz refletir sobre como os pensamentos e as visões de mundo mudam ao longo do tempo. Na década de 50, a foto foi vista por muitos, inclusive pela própria modelo, como símbolo de feminilidade, desejo e liberdade. Mas, hoje – ano de 2022 – essa representação tem um viés pejorativo, afinal, retrata uma cena de importunação sexual. Isso me faz questionar, como essa foto será interpretada daqui há 70 anos? Haverá uma grande discrepância em relação à visão atual?

O ensaio fotográfico tinha como objetivo incentivar outras mulheres a realizarem a mesma experiência que as amigas, Ruth e Ninalee, estavam vivenciando. Contudo, devido ao resultado obtido, a imagem adotou um viés completamente diferente do proposto inicialmente.

#leitura é uma coluna de caráter crítico, com periodicidade semanal. É publicada toda quarta-feira pela manhã. Trata-se de uma série de críticas de imagens fotográficas de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica. Nela, a autora ou o autor da postagem compartilha com os leitores a sua leitura acerca da obra abordada. Quer conhecer melhor a coluna #leitura? É só seguir este link.

Jesus estava com sede

Jesus Cristo foi encontrado estirado em uma calçada em São Paulo e estava com sede.

Esta é a legenda da fotografia abaixo, de autoria do fotógrafo Daniel Kfouri, postada pelo padre Julio Lancellotti em suas redes sociais no dia 3 de outubro de 2021. A imagem mostra um homem deitado na calçada, de corpo coberto mas com os pés expostos, encolhido para o lado do muro enquanto o padre abaixa-se e toca seu ombro. 


Em primeiro plano há um carrinho com papelão. Em segundo plano, um homem idoso com traços caucasianos, usando máscara de proteção facial e jaleco, toca um homem que está deitado na calçada, coberto mas com os pés de fora.
Daniel Kfouri

Esta fotografia expressa a contradição entre o claro e o escuro, entre as luzes e as trevas, entre o abandono e o acolhimento. O homem, morador de rua, possui o chão como seu anteparo, dali ele não passa. Excluído da vida social, após infringidos seus direitos, o homem parece alheio à sua própria situação, como em um gesto de conformismo. Daí, surge o padre, com um jaleco branco resplandecente que ilumina o ambiente, estende seu braço até o homem e, ao encostar nele, o retira da indiferença. Naquele homem que ninguém vê nada, o padre vê Jesus e, após um breve diálogo, descobre que ele tem sede.


Em primeiro plano, um idoso vestindo jaleco e máscara de proteção facial segura um copo dágua na boca de um homem negro, que levanta a parte superior do corpo para tomar água.
Daniel Kfouri

Então o padre entrega um copo d’água ao Jesus sedento.

A fome, a sede e a marginalização são um calvário que Jesus carrega hoje. Há outros desertos e outras cruzes, atravessados de solidão. Da mesma forma, ainda existem os soldados romanos, agora eles colocam pregos e pedras embaixo de viadutos e em cima de bancos. Mais de 2000 anos se passaram, mas todo dia nasce e morre um Cristo no mundo, sem que ninguém perceba.

Ao ver as duas fotos, sinto, ao mesmo tempo, tristeza e esperança. Lembro-me dos moradores de rua que enxerguei da janela do ônibus em Belo Horizonte, carregando seus carrinhos, sujos, maltrapilhos, abandonados. E nós sendo meros espectadores daquela desgraça. É difícil alguém enxergar quem está excluído, é mais fácil fingir que não vê, que não é problema nosso, isso é o que muitas pessoas fazem. Então acho bonito e reconfortante que alguém consiga ver Jesus em um morador de rua. Que possamos fazer o mesmo. 

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Links, Referências e Créditos

  • https://twitter.com/pejulio/status/1444716668991721479/photo/1


Daniel Kfouri: a fotografia enquanto denúncia

Fotógrafo registra o trabalho do padre Julio Lancellotti em prol dos moradores de rua, na capital paulista.

Nascido em São Paulo, em 1975, Daniel Kfouri é filho de Juca Kfouri, jornalista esportivo brasileiro. Enquanto fotojornalista, recebeu o prêmio World Press Photo de Esportes de Ação em 2010. No ano seguinte, ganhou o Picture of the Year Latin America.

Em primeiro plano há um idoso com traços caucasianos, usando máscara, distribui marmitas em uma fila. Atrás dele, um homem negro de touca sorri ao receber sua marmita. Depois,  há uma fila em que a maioria das pessoas são adultas e negras.

Daniel Kfouri


Atualmente, o fotojornalista tem se destacado no audiovisual com a produção de documentários que tratam de problemáticas sociais, como o rompimento da barragem de Brumadinho. 

Em parceria com o padre Julio Lancellotti – da paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca, em São Paulo – o fotógrafo registra o cotidiano da obra social. O padre Julio é conhecido no país por seu trabalho em favor dos moradores de rua da capital paulista. Inspirado pela Teologia da Libertação, o presbítero presta serviço aos marginalizados, denunciando o que ele chama de “crise humanitária em São Paulo”. Além de ser um registro, esse trabalho fotográfico é capaz de dar visibilidade a realidade miserável e desumana em que se encontra a população de rua da maior cidade brasileira. 

Em primeiro plano, um cachorro vira-lata parece estar latindo enquanto olha para frente, em cima de um carrinho cheio de papelão. Atrás dele, desfocados, há homens puxando outros carrinhos com papelão e sucatas.

Daniel Kfouri


Há três pessoas em primeiro plano, sendo dois homens de traços negros - o do meio é retinto - enquanto a pessoa da direita parece ser uma mulher. Estão agasalhadas com cobertores e toucas, e as pessoas das laterais amparam o homem do centro, que segura uma marmita. Atrás deles, há um homem de barba fumando e outras pessoas agasalhadas e de máscara.

Daniel Kfouri

Em primeiro plano, há um carrinho com papelão. Em segundo plano, um homem idoso com traços caucasianos, de máscara de proteção facial e jaleco, toca um homem que está deitado na calçada, coberto, mas com os pés de fora.

Daniel Kfouri


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Do vilarejo colonial a cidade do café: Um percurso pela visualidade paulistana

Artigo em periódico de Flávio Pinto Valle publicado em Interin, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Guilherme Gaensly / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional Digital


Neste artigo, propomos apreender a historicidade dos processos urbanos em curso em São Paulo na passagem do século XIX para o XX por meio de um exercício metodológico que consiste em escrever nossa caminhada pela iconografia da capital paulista, principalmente pelas imagens fotográficas que a constitui. Posto que a caminhada encerra algo que não pode ser explicado, que somente pode ser praticado, em um primeiro momento ofereceremos ao nosso leitor um percurso pela visualidade da capital paulista e, em seguida, as associações que fabricamos ao longo do percurso com o propósito de compreender como o processo de produção do território urbano, mediado pela especulação imobiliária, foi captado e mostrado pelo trabalho de fotógrafos que atuaram ou que ainda atuam em São Paulo.

Autor(a/es/as)

Flávio Pinto Valle (http://lattes.cnpq.br/9224069355818051 / @flaviopintovalle)

Local de publicação

Interin, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Acesse a publicação completa em https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/1527.


Esta publicação foi elaborada com base nas informações prestadas por Flávio Pinto Valle, através do formulário Divulgue suas publicações!

Guerra de travesseiros

Fotografia que mostra um momento singelo da banda inglesa  The Beatles.

Fotografia que mostra um momento singelo da banda inglesa  The Beatles.

A fotografia abaixo foi tirada por Harry Benson em 1964, ela mostra os Beatles, uma das bandas mais importantes da cultura pop, durante uma divertida guerra de travesseiros no hotel George V em Paris. Os integrantes dos Beatles estavam eufóricos por causa da notícia de que a música “I want to hold your hand” tinha ficado em primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

Na fotografia que está em preto e branco, podemos ver os quatro integrantes da banda inglesa os Beatles no meio de uma guerra de travesseiros. Ringo, George, Paul e John estão descalços e vestindo pijamas. Todos parecem se divertir muito.
Harry Benson

Na fotografia que está em preto e branco, podemos ver os quatro integrantes da banda no meio de uma guerra de travesseiros. Ringo, George, Paul e John estão descalços e vestindo pijamas. A felicidade e a diversão estão estampadas nos rostos dos jovens. Isso pode ser notado através da gargalhada dada por George e as feições brincalhonas de Ringo e de Paul.

Na época, a banda inglesa estava começando a fazer sucesso mundialmente. Logo, os Beatles se tornaram uma febre conhecida como a “Beatlemania”, responsável por levar milhares de pessoas aos shows e  vender milhões de discos musicais. A foto remete a uma época em que a banda não tinha muitos atritos e brigas e nem o peso da fama nas costas, por causa disso, penso que a sensação de leveza e de cumplicidade é mais perceptível na fotografia.

 O sentimento de aconchego e de euforia me chamou a atenção, pois ver os integrantes da banda em um momento de intimidade e de afeto me fez lembrar dos instantes em que ouvia as músicas dos Beatles na companhia de minha avó. Enquanto ouvíamos suas canções no rádio que ficava na cozinha, ela me contava sobre as doces lembranças de seu passado e de como, de certa maneira, os Beatles também estavam presentes nos momentos da juventude dela. Em conclusão, ver esta fotografia íntima e divertida da banda me remete diretamente para esses instantes de afeto e diálogo com a minha avó.

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DE PAULI, Beatriz Helena. Guerra de travesseiros. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:https://culturafotografica.com.br/guerra-de-travesseiros/. Publicado em: 6 de abr. de 2022. Acessado em: [informar data].

Passeata dos cem mil

Fotografia que retrata um importante protesto contra a ditadura militar brasileira.

A fotografia tirada por Evandro Teixeira mostra a passeata dos cem mil, uma manifestação contra a ditadura militar,  que aconteceu no Rio de Janeiro no dia vinte e seis de junho de 1968.

A fotografia é toda composta por uma multidão de manifestantes e há um cartaz e nele está escrito “abaixo a ditadura, povo no poder”.
Evandro Teixeira

No dia 28 de março de 1968, a polícia militar (PM) invadiu o restaurante universitário Calabouço, onde estudantes protestavam contra o preço das refeições. No confronto, o comandante da PM, Aloísio Raposo, matou o estudante Edson Luís com um tiro no peito. Por causa desse chocante assassinato, o movimento estudantil começou a organizar mais manifestações.

Outro cruel acontecimento que ocorreu  vinte dias depois do assassinato de Edson Luís foi a chamada “sexta- feira sangrenta”, na qual ocorreu um protesto estudantil contra o sucateamento de verbas do ensino superior da época, que  também foi movido pelo descontentamento com a repressão dos militares, a PM prendeu muitos manifestantes e matou vinte e oito pessoas.

Devido a esses acontecimentos foi marcado para o dia vinte e seis de junho de 1968 a passeata que reuniu mais de cem mil pessoas, dentre elas estavam estudantes, artistas e trabalhadores. Nesse dia, o fotógrafo Evandro Teixeira retratou o momento em que Vladimir Palmeira, líder do movimento estudantil,  fazia um discurso contra a repressão sofrida pelo governo ditatorial da época e a favor da volta da democracia brasileira.

 O mais impressionante da fotografia é a quantidade de pessoas retratadas, principalmente porque mesmo que a foto seja feita em plano aberto, toda a sua composição está preenchida pelos manifestantes, o que pode ser um indicativo da opinião popular que na época já estava farta do regime ditatorial. Esse entendimento é reforçado pelo o cartaz onde se lê “abaixo a ditadura, povo no poder”. Me emociona ver essa quantidade gigantesca de pessoas lutando pela democracia e pela liberdade de expressão.

Vivendo em um momento no qual muitos falam que a ditadura militar foi uma época boa, o registro de tantas pessoas lutando contra esse regime ditatorial é muito necessário para que fique claro o quão horrível foi esse período de repressão. Acredito que esta fotografia seja de extrema importância, pois marca o repúdio do povo aos atos hediondos da ditadura militar, além de deixar gravado na história um momento de união entre milhares de pessoas na luta pelos seus direitos. Assim, deixo aqui parte de uma canção, cantada por Geraldo Vandré, que representa o sentimento de coletividade que é essencial para continuar com a luta por nossos direitos e contra o governo atual que fere a democracia brasileira:

“Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão”

(VANDRÉ, 1979)

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DE PAULI, Beatriz Helena. Passeata dos cem mil.Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:https://culturafotografica.com.br/passeata-dos-cem-mil/. Publicado em: 30/03/2022. Acessado em: [informar data].

A Jovem Índia

As narrativas fotográficas de Dalda 13, documentam um dos principais momentos da construção da Nação Indiana.


Homai Vyara Walla, popularmente conhecida como Dalda 13 (1913-2012), foi a primeira fotojornalista da Índia. Ela estudou na Universidade de Bombay,  na Escola de Arte Sir J, e começou a tirar fotos na década de 1930 com o marido, tornando-se uma das praticantes mais originais e influentes da época.


Parzor Foundation

Mulher sentada ao centro da fotografia com uma câmera no colo apoiada pelas mãos, rodeada por vasos de plantas. 


Dalda 13 é responsável por algumas das principais imagens que documentam o  período do processo de Independência da Índia, desde o assassinato de Gandhi até o otimismo da “Jovem India”. 


Embora ela não tenha fotografado em seus últimos 40 anos de vida,  foi premiada com o Prêmio Nacional de Fotografia, bem como o Padma Vibhushan em 2010 e 2011, a segunda maior homenagem civil da Índia. Em 2012 aos 98 anos, Homai Vyarawalla faleceu.

Pessoas em uma sala com as mãos levantadas para cima, sendo a maioria homens.
Dalda 13


Três mulheres ao centro da fotografia caminham em direção à câmera. Ao fundo há mais pessoas e uma construção.
Dalda 13
Entre as rodas de uma carroça, um homem aparece empurrando um carrinho. Ao fundo temos uma construção de arquitetura inglesa.
Dalda 13


Pessoas aglomeradas em um pátio de frente para um palco e em torno da bandeira Indiana,  prestando homenagens à pessoa cujo corpo morto está embaixo da bandeira.
Dalda 13

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Prabuddha Dasgupta

Conheça  um dos grandes fotógrafos da Índia no século XX.


Conhecido por suas imagens em preto e branco, Prabuddha Dasgupta (1956- 2012), trabalhou como fotógrafo de moda por mais de três décadas. Ele começou sua carreira como redator na agência de publicidade Everest, antes de se dedicar à fotografia em tempo integral no final da década de 1980.


Homem saindo do mar, com uma sunga que deixa os pelos de sua virilha aparente. Ele segura um anzol do lado do corpo com peixes pendurados.
Prabuddha Dasgupta

Durante sua carreira como fotógrafo comercial, Dasgupta trabalhou com a primeira geração de supermodelos indianas e foi considerado o fotógrafo que intensificou  o “Glamour da Índia”, aliás ele trabalhou para diversas revistas globais  como Vogue, Elle, Harper’s Bazaar e GQ.


Foi professor de fotografia e também publicou vários livros de arte de suas fotografias, incluindo Mulheres (1996), paisagens da cidade de Ladakh (2000) e  Borda da Fé (2009) em parceria com William Dalrymple.



Ao centro da fotografia há uma mesa com um vaso de flor. Pouco mais ao fundo duas mulheres estão sentadas, uma do lado direito da mesa e a outra do lado esquerdo. Mais ao fundo temos uma porta, e em outro plano mais fundo uma janela, ambas com cortinas amarradas.
Prabuddha Dasgupta

Dois homens sentados na cama de um quarto, encarando fixamente a câmera. Ao lado direto deles há uma porta que mostra parte dos outros cômodos da casa.
Prabuddha Dasgupta

Pessoa coberta de preto, caminha por uma região onde o solo é arenoso e tem pequenas rochas ao fundo.
Prabuddha Dasgupta

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Ricardo Stuckert

O fotógrafo oficial do ex-presidente Lula

O fotógrafo oficial do ex-presidente Lula

Ricardo atua como fotógrafo oficial do ex-presidente Lula desde 2003. Antes ficou conhecido por suas fotografias dos indígenas Yanomanis em 1997. Foi diretor de fotografia e autor de imagens exclusivas do filme Democracia em Vertigem.

a imagem mostra o Lula, um homem branco, de cabelos brancos e com uma camisa verde sendo acariciado por um menino negro sem camisa, enquanto aperta a mão de outras pessoas que estão na multidão.
Ricardo Stuckert

Ele está envolvido com a fotografia desde muito cedo, influenciado pelo seu pai Roberto Stuckert, que foi fotógrafo oficial do general João Figueiredo, quando Ricardo ainda tinha 12 anos. Passou pelo jornal O Globo e a revista Isto É, até ser reconhecido pelo seu trabalho e ser convidado, em 2002, pelo assessor de imprensa de Lula, José Chrispiniano, para ser fotógrafo oficial do candidato, caso ele fosse eleito. Desde então, acompanha o ex-presidente em todo seu percurso político, registrando momentos que ficarão para sempre na história do Brasil.

a foto mostra Lula, um homem branco de camiseta preta, pendurado no pescoço de outro homem que o carrega e com uma multidão de pessoas em torno dele com câmeras e celulares.
Ricardo Stuckert
a foto em preto e branco mostra o Lula sendo abraçado por várias pessoas diferentes.
Ricardo Stuckert
: a imagem mostra a mão de Lula sem o dedinho, com uma aliança no dedo anelar e um relógio no pulso. A mão acena para uma multidão de pessoas.
Ricardo Stuckert
o ex-presidente Lula dando um aperto de mão no ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, os dois estão sentados e de terno.
Ricardo Stuckert

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CALIXTO, Vitória. Ricardo Stuckert. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotografica.com.br/ricardo-stuckert/>. Publicado em: 14/03/2022. Acessado em: [informar data].

Cultura Fotográfica

Grupo de Cultura, Ensino, Extensão e Pesquisa visa oferecer valor a sociedade mediante a produção de conhecimentos úteis ao campo da cultura e da fotografia.

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