As narrativas fotográficas de Dalda 13, documentam um dos principais momentos da construção da Nação Indiana.
Homai Vyara Walla, popularmente conhecida como Dalda 13 (1913-2012), foi a primeira fotojornalista da Índia. Ela estudou na Universidade de Bombay, na Escola de Arte Sir J, e começou a tirar fotos na década de 1930 com o marido, tornando-se uma das praticantes mais originais e influentes da época.
Parzor Foundation |
Mulher sentada ao centro da fotografia com uma câmera no colo apoiada pelas mãos, rodeada por vasos de plantas.
Dalda 13 é responsável por algumas das principais imagens que documentam o período do processo de Independência da Índia, desde o assassinato de Gandhi até o otimismo da “Jovem India”.
Embora ela não tenha fotografado em seus últimos 40 anos de vida, foi premiada com o Prêmio Nacional de Fotografia, bem como o Padma Vibhushan em 2010 e 2011, a segunda maior homenagem civil da Índia. Em 2012 aos 98 anos, Homai Vyarawalla faleceu.
Dalda 13 |
Dalda 13 |
Dalda 13 |
Dalda 13 |
#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.
Links, Referências e Créditos
- https://hundredheroines.org/featured/dalda-13/
- https://shivanionjour.wordpress.com/2012/04/09/remembering-indias-first-female-photographerphotojournalist-homai-vyarawalla-aka-dalda-13/
SOARES, Rafaela. A jovem índia. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/03/A%20Jovem%20India.%20.html. Publicado em: 28 de mar. de 2022. Acessado em: [informar data].