A Memória da Fotografia: Como olhar as imagens fotográficas no contexto do “Pós”

Artigo publicado na Revista Texto Digital.

O fazer fotográfico converteu-se, nas últimas décadas, em um emaranhado de práticas, técnicas e modos de circulação, de maneira a tornar cada vez mais difícil a definição sobre o que é, afinal, uma fotografia. Propomos, neste texto, uma reflexão sobre a forma de olhar as imagens fotográficas da contemporaneidade através dos conceitos de fotografia de interface e teia de imaginário. Assim, enfatiza-se uma abordagem que não observa somente as superfícies das imagens, mas também considera o seu arredor que a elas se integra, auxiliando no desenterrar de outras imagens-memória que delas fazem parte. Complementarmente, reflete-se sobre o papel do meio – a plataforma de compartilhamento de imagens Instagram – como dispositivo que condiciona e promove o agenciamento de relações memoriais e estéticas entre imagens fotográficas circulantes em rede.

Autores

Rodrigo Mattos (Lattes: http://lattes.cnpq.br/2863678887059357, Instagram: @rodrigomttos)

Tiago Lopes (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5596822950536203, Instagram: @tiagorclopes)

Orientador

Tiago Lopes (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5596822950536203, Instagram: @tiagorclopes)

Local de publicação

Revista Texto Digital

Acesse a publicação completa em https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/76476/45071.


Esta postagem foi elaborada com base nas informações prestadas por Rodrigo Mattos, através do formulário Divulgue suas publicações!. Resposta número 2.

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O exército patrulhando as ruas

A fotografia de Koen Wessing pode causar diversas sensações com o contraste encontrado em seu interior.

Em 1979, Koen Wessing registrou, na Nicarágua, a contrastante fotografia intitulada “O exército patrulhando as ruas”. A imagem de três soldados em patrulha e o caminhar de duas freiras no período da Revolução Sandinista é de uma dualidade notória.

Koen Wessing

Koen Wessing nasceu em Amsterdã no ano de 1942. Apaixonado por fotografia e com uma alma viajante, visitou vários lugares do mundo e, por causa disso, registrou muitos acontecimentos em diversos países. Em 1978, Wessing viajou até a Nicarágua para fotografar a família Somoza, cujo regime ditatorial começava a ruir, por causa da Revolução Sandinista que dava seus primeiros passos na época. Um ano depois, voltou ao país para documentar a mudança ocorrida em virtude dos conflitos civis.

A fotografia “o exército patrulhando as ruas” mostra um cenário em ruínas. As casas parecem desabitadas e a superfície da rua está destruída, consequência dos combates e dos bombardeamentos que aconteceram na tentativa de conter a Revolução. O sistema ditatorial de Somoza foi repulsivo e violento. Por causa desta ditadura, a realidade social da Nicarágua era crítica, já que a maioria da população vivia em uma situação de extrema miséria. É um cenário doloroso, mas que resiste à brutalidade que está presente na fotografia.

Além do local danificado, a fotografia também carrega uma dualidade evidente, pois é mostrado duas freiras passando por três soldados em patrulha. Por fazerem parte da Guarda Nacional de Anastasio Somoza, a imagem dos militares, a meu ver, carrega uma violência exacerbada causada por um governo repressivo.

Em contraste com os soldados, a imagética da freira, na minha perspectiva, remete à tranquilidade e paz. Por causa disto, vê-las em um cenário bélico me causou estranheza na primeira vez que observei a fotografia. Entretanto, percebi um certo cansaço e uma certa preocupação com um passado doloroso, um presente duro e um futuro incerto no olhar de uma das freiras. Com isso, penso que elas podem ser um símbolo de resistência.

#leitura é uma coluna de caráter crítico, com periodicidade semanal. É publicada toda quinta-feira pela manhã. Trata-se de uma série de críticas de imagens fotográficas de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica. Nela, a autora ou o autor da postagem compartilha com os leitores a sua leitura acerca da obra abordada. Quer conhecer melhor a coluna #leitura? É só seguir este link.

Lins, Referências e Créditos

  • ROLAND Barthes. A câmara clara. 7 ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira. 2018.

Como citar essa postagem

HELENA, Beatriz. O exército patrulhando as ruas. Cultura Fotográfica. Publicado em: 7 de jul. de 2021. Disponível em: https://culturafotografica.com.br/o-exercito-patrulhando-as-ruas/. Acessado em: [informar data].

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Ansel Adams

Famoso por suas fotografias de paisagens grandiosas e pelo rigor na execução de procedimentos técnicos.

Famoso por suas fotografias de paisagens grandiosas e pelo rigor na execução de procedimentos técnicos.

Ansel Adams nasceu em 20 de Fevereiro de 1902, em São Francisco, Califórnia. Na sua adolescência sempre foi fascinado por parques naturais, em especial pelo de Yosemite, famoso por suas sequoias gigantescas. A pulsão por capturar as belezas do parque foi o principal motivo para ele ganhar sua primeira câmera e começar sua carreira na fotografia.

Mount Clarence King, Southern Sierra, Ansel Adams, 1924

Seus primeiros trabalhos como fotógrafo  foram para o Sierra Club, uma organização não governamental que visava a preservação ambiental. Por causa do clube, Adams conseguiu expor suas primeiras obras, o que o ajudou a criar uma reputação no meio fotográfico.

Em 1941, Ansel desenvolveu seu famoso Sistema de Zonas, visando obter o melhor resultado entre a exposição e o processamento de um filme fotográfico. Além de sua técnica impecável, que envolvia sempre uma profundidade de campo enorme, ele também ficou conhecido por sua militância pelas causas ambientais e por ter sido responsável pela criação do primeiro departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova  York.

Ansel Adams, Austrália, 1960
Ansel Adams, Great Smoky Mountain Natural Park, 1948
Ansel Adams, El Capitan, 1916
Ansel Adams, Vale de Yosemite, 1937

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda terça-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

Links, Referências e créditos

Como citar esta postagem

CAVALHEIRO, Pedro Olavo Pedroso. Ansel Adams. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: <https://culturafotografica.com.br/ansel-adams/>. Publicado em: 05 de jul. de 2021. Acessado em: [informar data].

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