Importante fotógrafa responsável por ajudar a criar a Comissão pela criação do parque Yanomami (CCPY).
Claudia Andujar, suíça, nascida em 1932 na cidade de Neuchâtel e naturalizada brasileira em 1955, foi uma fotógrafa importante em favor da causa indígena, especialmente da tribo Yanomami. A fotografa e sua mãe fugiram do holocausto devido às suas origens judaicas. A perseguição fez com que ambas iniciassem uma sucessão de mudanças internacionais que posteriormente as trouxeram para o Brasil, onde Andujar iniciou e desenvolveu sua carreira como fotógrafa.
Claudia Andujar |
No Brasil, sem falar português, Claudia utilizou a fotografia como forma de globalizar sua comunicação e se aproximar da cultura local e do povo Yanomami. Seu trabalho é reconhecido mundialmente, em especial pela forma como suas fotografias demonstram leveza em situações do cotidiano, demonstrando com delicadeza a vida de povos nativos do País. Andujar ajudou a introduzir a iconografia indígena na arte contemporânea.
Claudia Andujar |
Claudia Andujar
|
Claudia Andujar |
#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda terça-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.
Links, Referências e Créditos
- Cláudia Andujar, coleção titular – IMS
- Cláudia Andujar – Revista Trip
- Arte e ativismo, Cláudia Andujar e os Yanomamis – Curadoria
Como citar esta postagem
BRITO, C. S. Claudia Andujar. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: <https://culturafotografica.com.br/claudia-andujar/>. Publicado em: 02 mai. 2022. Acessado em: [informar data].