[sendpulse-form id=”1121″]

Superinteressante: capas que marcam gerações

[read_meter]

[Sassy_Social_Share]

A Superinteressante chegou ao Brasil há mais de 30 anos com a proposta de ser uma revista que falasse sobre ciência e cultura, e, logo na primeira edição, já foi um sucesso de vendas. Sendo uma versão nacional da espanhola Muy Interesante, a Super – como é carinhosamente chamada desde 1994 – é famosa por suas capas: sempre intrigantes e convidativas, seguindo a ideia de fazer o leitor se aprofundar no conteúdo da revista.

Com a manchete “A Revolução dos Supercondutores” sob o céu azulado, a imagem mostra um trem-bala vermelho sobre uma linha ferroviária num campo verde.
Capa da primeira edição | Superinteressante

A Super também é reconhecida internacionalmente por toda a arte que a compõe. Entre os pontos mais marcantes podemos citar as infografias que já são uma marca da revista e fizeram com que ela recebesse o Prêmio Malofiej – conhecido como o “oscar dos infográficos” – mais de uma vez. E as capas são uma verdadeira obra a ser analisada, misturando fotografias, desenhos, efeitos em photoshop entre outros.

Esta edição traz a manchete “Smartphone - o novo cigarro”. Nela, em plano médio, um homem está numa posição de semi perfil, num fundo azul escuro e olha para o smartphone cuja tela brilha intensamente. O aparelho parece sugar o rosto do jovem.
Edição de outubro de 2019 | Superinteressante
A manchete da revista é “Hipnose: como ela pode ajudar na sua vida” e traz o rosto de uma moça que está flutuando na água. Ela traz um sorriso tímido e olha em nossa direção, iluminada por uma luz amarelada à sua direita e uma luz azulada à sua esquerda.
Edição de abril  de 2022 | Superinteressante
Com a manchete “A Era da Mentira”, temos uma fotografia de peças que compõem um boneco de madeira do Pinocchio dispostas sobre uma peça, aparentemente uma mesa, de madeira amarela.
Edição de agosto de 2015  | Superinteressante
Com a manchete “Magnetorrecepção: o sexto sentido”, a capa apresenta uma moça em semi perfil olhando para um ponto à nossa direita. Ainda nesse lado, está iluminada por uma luz rosada e, do outro, por uma luz azulada. No centro, um laser branco pontilhado traça um desenho no rosto da mulher.
Edição de dezembro de 2021  | Superinteressante
A manchete “O enigma do Alzheimer” traz na capa uma senhora olhando para um espelho arredondado no qual seu reflexo está se desintegrando.
Edição de janeiro de 2022  | Superinteressante
Com a manchete “O lado sombrio dos Contos Infantis”, uma moça está posando vestida com uma roupa característica da personagem infantil Chapeuzinho Vermelho e segura uma máscara de lobo próxima ao rosto.
Edição de novembro de 2016  | Superinteressante
Links, Referências e Créditos
Como citar esta postagem

MAIA, Amanda. Superinteressante: capas que marcam gerações. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotografica.com.br/superinteressante-capas-que-marcam-geracoes/>. Publicado em: 14 de mar. de 2023. Acessado em: [informar data].

Marcadores:
, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo