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Representação do espaço

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Compondo a fotografia com o espaço negativo e positivo e com a profundidade de campo.

A representação do espaço é uma forma de mostrar um lugar, pessoas e objetos. Essa representação pode ser diferente dependendo do fotógrafo, da forma que a foto foi tirada e da ideia que a imagem quer passar. Assim, uma fotografia pode ser considerada um reflexo de como vemos o mundo. Sendo ela uma seleção dos interesses do fotógrafo.

A representação do espaço na fotografia pode ser feita utilizando técnicas de composição, como, o espaço positivo e negativo e a profundidade de campo. Essas técnicas ajudam na dimensão percebida na imagem, além de direcionar o olhar para o objeto principal.

Como representar o espaço na fotografia?

Esta imagem mostra um vaso de cerâmica branca com uma cor de destaque laranja, preenchido com um buquê de flores rosa e brancas. O vaso está sobre uma superfície plana em frente a uma parede, e as sombras projetadas pelo arranjo criam um contraste interessante contra o fundo claro. As flores são dispostas de tal forma que parecem estar caindo do topo do vaso, criando uma exibição atraente. Além disso, há também algumas folhagens visíveis no fundo do vaso que adicionam textura e profundidade a esta composição de natureza morta.]
A f39 V 125s I 400 | Nathália Paes

O espaço negativo e o positivo podem ser combinados para criar uma foto que seja agradável de se olhar. Para entender melhor, imagine que exista uma hierarquia na fotografia, ou seja, algumas partes na imagem são mais importantes do que outras. Esta hierarquia também vai indicar o que o observador irá ver primeiro. 

O espaço positivo é aquele objeto onde se encontra o foco da fotografia, é ele que atrai o olhar do observador primeiro. O espaço negativo são as áreas vazias na fotografia, por exemplo, aquele espaço com céu, água ou parede. É aquela área que não chama muita atenção, pois ela fornece uma área de respiro para a composição. Assim, o espaço negativo impede que a fotografia fique cheia de elementos, o que ajuda a focar apenas no objeto principal. Então, podemos dizer que o espaço positivo é o objeto principal, e o espaço negativo, é a área ao redor do objeto principal.

Esta imagem mostra uma mesa com vários itens de papelaria. Do lado esquerdo da mesa, há um caderno com anotações. À direita deste, existem várias canetas de cores diferentes dispostas em grupo e um vaso cheio de flores. Na frente deles está outro caderno encadernado com espiral e contém caneta e lápis. Mais à direita, há um caderno roxo sobre uma superfície branca. Por fim, na parte inferior central da imagem, há um close-up de papel e uma única caneta horizontalmente sobre ele.
A f39 V 120s I 400 | Nathália Paes

O espaço negativo e o positivo podem ser combinados para criar uma foto que seja agradável de se olhar. Para entender melhor, imagine que exista uma hierarquia na fotografia, ou seja, algumas partes na imagem são mais importantes do que outras. Esta hierarquia também vai indicar o que o observador irá ver primeiro. 

O espaço positivo é aquele objeto onde se encontra o foco da fotografia, é ele que atrai o olhar do observador primeiro. O espaço negativo são as áreas vazias na fotografia, por exemplo, aquele espaço com céu, água ou parede. É aquela área que não chama muita atenção, pois ela fornece uma área de respiro para a composição. Assim, o espaço negativo impede que a fotografia fique cheia de elementos, o que ajuda a focar apenas no objeto principal. Então, podemos dizer que o espaço positivo é o objeto principal, e o espaço negativo, é a área ao redor do objeto principal.

Esta imagem captura a vista da cidade de Mariana, com telhados vermelhos e árvores. A cena é dominada pela vasta extensão do céu, que é preenchido com nuvens brancas que se estendem até onde a vista alcança. Em primeiro plano, há vários edifícios com telhados cor de terracota que contrastam fortemente com o céu azul brilhante acima deles. As árvores revestem muitos desses telhados, adicionando uma camada extra de textura à paisagem. Mais longe dos edifícios, pode-se distinguir colinas e montanhas ao longe.
A f11 V 1180s I 100 | Nathália Paes

A profundidade de campo é o espaço com foco em uma fotografia. Essa profundidade será definida por meio da abertura da câmera e da distância que o fotógrafo estará do objeto fotografado. Na imagem acima podemos perceber uma profundidade de campo ampla, pois a distância é grande a ponto de haver nitidez entre elementos distantes entre si. Usando uma abertura grande e uma certa distância do objeto podemos deixar todos os elementos da fotografia nítidos e com a mesma importância visual.

Esta imagem mostra um cão marrom deitado no chão em um ambiente ao ar livre. O animal está situado no topo de uma superfície de tijolos e cercado por uma grama verde. Enquanto o fundo da foto, uma parede branca, está desfocada. Seu pelo parece ser curto e emaranhado, com as orelhas erguidas atentamente enquanto olha para longe.
A f56 V 1125s I 100 | Nathália Paes

Nesta imagem, a profundidade de campo é rasa, resultando em maior desfoque no fundo e na frente. Esse efeito pode ser realizado com uma abertura de obturador pequena, se mantendo longe do objeto e usando um zoom alto, ou através de edição. O fundo foi desfocado e o elemento central se tornou o foco da imagem, fazendo o olhar do observador ser direcionado para ele. Desfocar o fundo também também pode ser uma ferramenta para apagar algum elemento que não traz informação à foto.

Contando histórias através do vazio 

O modo como representamos um espaço, destacando certos elementos ao invés de outros, muda como aquela fotografia pode ser percebida. Ao selecionar um objeto como destaque estamos criando uma nova forma de ver aquele ambiente. 

Ao utilizar o espaço positivo, o espaço negativo ou a profundidade de campo estamos transmitindo uma mensagem. Essas técnicas de composição também podem causar emoções diferentes. O espaço positivo pode passar a ideia de poder, força ou movimento, enquanto o negativo pode mostrar tranquilidade, admiração ou mistério. A profundidade de campo também ajuda a selecionar o que é mais importante na imagem, direcionando o olhar para aquilo que queremos pôr em foco.

Fotografar não é apenas reproduzir com fidelidade um espaço, mas sim, por meio de escolhas, contar uma história com a imagem. Essas escolhas são feitas a todo momento, ao escolher dar foco nisso e não naquilo, ao cortar este elemento e não outro, ao utilizar este ângulo e não aquele.

Objeto de Aprendizagem é uma coluna de carácter formativo. Trata-se de uma série de materiais didáticos elaborados para apoiar o aprendizado da prática fotográfica. Deseja acessar outras publicações da coluna Objeto de Aprendizagem ? É só seguir este link.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS NA PRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO

Compreendendo os Espaços na Fotografia. Blog EMania, 2021. Disponível em: <https://blog.emania.com.br/compreendendo-os-espacos-na-fotografia/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

HEDGECOE, John. O novo manual da fotografia. 4. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO

PAES, Nathália. Representação do espaço. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotografica.com.br/representacao-do-espaco/>. Publicado em: 20 dez. 2023. Acessado em: [informar data].

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