Regime absortivo no World Press Photo: o testemunho fotográfico para além do instante decisivo

Dissertação de Renata Benia publicado em Universidade Federal de Sergipe – UFS.

John Everett Millais

Esta dissertação reflete sobre as imagens absortivas premiadas na categoria long-form projects do World Press Photo. A absorção é o estado de espírito absorto em si mesmo ou execução de alguma atividade de maneira absorvida, abstraída, concentrada ou pensativa, segundo Michael Fried (1980). Portanto, o corpus deste estudo é composto por imagens de personagens absortos localizadas na categoria long-form projects nos últimos 5 anos. O nosso objetivo é verificar como esses temas absortivos são explorados na relação com os aspectos eloquentes da construção do acontecimento; na relação temporal e referencial (que tendem a celebrar o presente e imediatismo do acontecimento, e altos níveis de dramaticidade do pathos humano). Tais fotografias emergem de um cenário cercado pelo desgaste perceptivo visual, a partir das imagens-choque, saturação dos clichês de imprensa e tensões nos modelos de produção (POIVERT, 2015). Na contracorrente deste cenário, surgem estratégias para reconfiguração temporal e referencial do acontecimento. Para além do instante decisivo bressoniano e da dramatização, se desperta um afastamento da objetividade e dramatização, manifestando certas lacunas que sugerem uma possível irrepresentabilidade do acontecimento e ficcionalidade. Partindo desse contexto, o nosso argumento habita na ideia de que estas construções possuem a função de atrair os espectadores a partir do viés da inquietação e, por conseguinte, mobilizam a imaginação do leitor (em uma leitura mais atenta e lenta). A nossa abordagem se inscreve nas correntes teóricas da estética e história da arte para investigar as consequências de percepção das imagens do jornalismo. Tais dimensões estão em congruência com uma perspectiva histórica e psicológica (CRARY, 2012, 2013), e partem de esquemas mentais através de convenções e estereótipos (GOMBRICH, 1950, 1977). A escolha das propriedades analíticas deste regime absortivo pretende apontar a instância temporal, dramática (ação e fisionomia humana) e estética entrelaçadas, a fim de entendermos como a absorção é manifestada em diferentes ensaios, e quais são as repercussões. Logo, analisaremos essas imagens à luz do conceito de absorção formulado pelo historiador da arte Michael Fried (1980). Diante desse contexto, é essencial voltar o olhar para um exercício que vem sendo notado no espaço do fotojornalismo institucional, a partir de tentativas que rompem com os tropos visuais reconhecíveis (drama e ação), e que buscam um teor mais contemplativo e atento (ao mesmo tempo em que revivem certas correntes da história da arte). Ao transcenderem o instante decisivo, essas imagens reverberam consequências não somente na leitura referencial e temporal do fotojornalismo, mas nos hábitos perceptivos da cultura visual (a partir da experimentação estética, imaginativa e desacelerada do olhar).

Autor(a/es/as)

Renata Benia ( http://lattes.cnpq.br/5056647378183771 | )

Orientador(a)

Greice Schneider ( http://lattes.cnpq.br/2440643360598169 |@greices)

Local de publicação

Universidade Federal de Sergipe – UFS

Acesse a publicação completa em https://tinyurl.com/sm546j8y 


Esta publicação foi elaborada com base nas informações prestadas por Renata Benia, através do formulário Divulgue suas publicações!.

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