A cultura é elemento fundamental para todos. Por meio da cultura, nos tornamos quem somos.
A imagem a seguir pertence à série “Cultura Popular” do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos. Ele revela, em grande parte de suas fotografias, um olhar atento ao movimento e captura o momento de forma que a estaticidade não se faz presente. Em suas séries fotográficas, o fotógrafo transparece seu apreço à cultura, principalmente aquelas presentes nas regiões norte e nordeste do Brasil.
A fotografia registra momentos da festividade maranhense Tambor de Crioula. Essa celebração afro-brasileira é feita em espaços públicos ou religiosos e sem data definida. Durante a festividade há músicas ritmadas por tambores, canto e danças que louvam à São Benedito.
Pelo momento em que a fotografia foi registrada, os rastros deixados na imagem indicam a movimentação presente na cena. O homem está com ambas as mãos levantadas, mas está a milésimos de segundos de levá-las ao encontro do tambor e emitir o som que possibilitará o enfervecimento dos corpos no espaço, que dançarão, abraçarão e sorrirão e que, apesar de suas individualidades, se reconhecerão como um grupo único, dedicados a celebrarem sua fé.
O homem olha para a mulher com um semblante que entrega o quão imerso ele está na ação que pratica. A mulher o olha de volta, como se confirmasse a conexão que os unem no momento. O sorriso que ela trás no rosto mostra parte subjetiva de si, a paixão pelo que celebra junto de seus.
Apesar do homem e a mulher serem os personagens principais da composição da cena, há outras pessoas que a completam. Essas pessoas presentes em campos mais fundos usam roupas semelhantes que indicam que são praticantes da cultura ali representada.
A cultura é um aspecto fundamental para todas as sociedades. Para o antropólogo Clifford Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido às suas ações.
Nesse sentido, podemos compreender a cena como uma tradução imagética de um dos traços que um povo carrega de mais precioso: sua cultura. Celebrar a cultura, além de mantê-la viva, possibilita um cosmos de sentimentos a surgirem. A euforia, a felicidade, ou um simples sorriso que entrega a cumplicidade que nasce no momento. Através da cultura aprendemos a sentir, a amar, a ter empatia e outros valores que nos tornam humanos.
Essa fotografia me faz pensar sobre como somos permeados pelo mundo que acontece ao nosso redor. Sinto que quando a olho, sou atraído pela cena que vejo, me cativa e me faz ter vontade de estar naquela roda cheia de pessoas celebrando e manifestando suas fés e convicções.
#leitura é uma coluna de caráter crítico, com periodicidade semanal. É publicada toda quinta-feira pela manhã. Trata-se de uma série de críticas de imagens fotográficas de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica. Nela, a autora ou o autor da postagem compartilha com os leitores a sua leitura acerca da obra abordada. Quer conhecer melhor a coluna #leitura? É só seguir este link.
Links, Referências e Créditos
Como citar este artigo
SILVA, Vinícius Augusto. A Cultura dentro de cada um. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotografica.com.br/a-cultura-dentro-de-cada-um/>. Publicado em: 06 de abr. de 2023. Acessado em: [informar data].
Deixe um comentário