Influenciado pelo intelectualismo europeu da modernidade e pelas vanguardas da década de 1930, Evans criou um novo estilo de fotografar.
Walker Evans é um fotógrafo e fotojornalista estadunidense de intensa dramaticidade e com um olhar incomum, fato que lhe rendeu grande autenticidade em seus trabalhos. Seus registros fotográficos refinados – cujo título desconsiderou durante anos – é consagrado até os dias de hoje.
Walker Evans |
Nascido em 1903, o fotógrafo faria sucesso logo na década de 1930, quando trabalhou no programa da Farm Security Administration (FSA) – programa do governo estadunidense para propagar as ações governamentais para o desenvolvimento das áreas agrícolas.
Entre os anos de 1938 e 1940, Evans produziu um compilado de retratos de pessoas no metrô na cidade de Nova Iorque, chamado de Subway Portraits. Um fato curioso sobre o trabalho é que sua câmera estava escondida em seu paletó e, dessa forma, conseguiu captar vários momentos ao longo desses dois anos de produção.
Evans Walker |
#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.
Links, Referências e Créditos
CARVALHIDO, Sofia. Walker Evans: Um homem da fotografia literária. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/11/walker-evans-um-homem-da-fotografia.html>. Publicado em: 8 de nov. de 2022. Acessado em: [informar data].
Deixe um comentário