Com olhar libertário a fotógrafa deixou sua marca na cultura brasileira.
Vania Toledo (1945-2020) foi uma fotógrafa brasileira que nasceu em Paracatu, Minas Gerais. Ela começou a fotografar de forma amadora em 1961, na cidade de São Paulo enquanto cursava Ciências Sociais na USP. Entretanto, o que era para ser apenas um hobby acabou se tornando uma profissão que lhe trouxe destaque por registros ímpares da noite paulistana e de muitos artistas nacionais. Sendo muito querida nesse meio, ela é lembrada por imagens de Cazuza, Ney Matogrosso, Fernanda Montenegro e muitos outros artistas.
Vania Toledo |
Suas obras em preto e branco possuem as pessoas como os elementos centrais. Sobre esse último detalhe, Vania declarou em 2018: “Meu vício é gente. Gente atuante, libertária, gente que produz e faz arte, que gosta de viver como eu. Por isso ou por aquilo, sempre fotografei pessoas assim, com esse perfil.”
Vania Toledo |
Vania Toledo |
Vania Toledo |
#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.
Links, Referências e Créditos
Como citar esta postagem
MAIA, Amanda. Vania Toledo. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: <https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/07/VaniaToledo.html>. Publicado em: {colar data de publicação}. Acessado em: [informar data].
Deixe um comentário