Um percurso fotográfico pela ótica do cinema

Amnésia, Parasita, Cidadão Kane e Cidade de Deus: o que esses filmes têm em comum? Todos ganharam análises aqui no Cultura Fotográfica!


A composição imagética no cinema também constitui aquilo que chamamos de fotografia. Por isso, o percurso de hoje será sobre esse tema tão peculiar e interessante. Vamos criar um caminho para que você possa viajar pelos textos sobre cinema que já foram publicados aqui no blog e levantar questões sobre a fotografia no cinema.
O protagonista Charles Foster Kane está de pé sobre várias pilhas de jornais espalhadas pelo chão. O personagem veste um terno e usa um chapéu. O plano está de baixo para cima e ele olha numa direção próxima à nossa. Podemos notar que ao fundo, à nossa esquerda, está a parte de uma carroça e, do lado direito, um pedaço de um muro de tijolos.
Cidadão Kane (1941)

Afinal, a tarefa de transmitir suas ideias e a essência de uma história através da lente de uma câmera não é uma tarefa fácil. E por meio dos textos analisando obras cinematográficas como O Grande Hotel Budapeste (2014), Pássaro do Oriente (2014) e Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019) observamos o modo como os diretores trabalharam para atingir esse objetivo. Utilizando artifícios de luz e sombra, jogo de cores, posicionamento dos atores e ângulos de filmagem que fizeram toda a diferença no resultado final.

Ainda, podemos, através das reflexões sobre O Fotógrafo de Mauthausen (2018), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) e Carta para Jane (1972) pensar sobre a importância que a fotografia tem em nossas vidas. Afinal, essa técnica tem o poder de contar histórias, inspirar pessoas e transformar outras vidas, além de deixar um legado para a humanidade.
Portanto, antes de começar a desbravar a vasta coleção de textos aqui do Cultura sobre esse tema, aqui vão algumas questões que podem servir de guia durante esta jornada. Aproveite! 

Lista de postagens que compõem o percurso

Questões orientadoras

No decorrer dos anos, o que se pode ver no modo de filmagem que permanece nos filmes de hoje? Com isso, de que forma os diretores de obras passadas contribuíram para o que hoje é conhecido como cinema?
De que maneira podemos pensar a fotografia como forma de transformação a partir de histórias reais ou fictícias retratadas no cinema?
De que forma o trabalho desses diretores pode ser adaptado de acordo com a fotografia produzida pel_ leit_r?

Links, Referências e Créditos

Filmes – Cultura Fotográfica

Como citar esta postagem

MAIA, Amanda. Um percurso fotográfico pela ótica do cinema. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/11/Um%20percurso%20fotografico%20pela%20otica%20do%20cinema.html>. Publicado em: 25 de nov. de 2022. Acessado em: [informar data]. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo
%%footer%%