Henri Cartier-Bresson

Considerado um dos mais renomados fotógrafos da história, tanto no campo artístico como jornalístico, Bresson conseguiu sempre captar o “momento decisivo”.

 Multidão jogando flores durante o cremação de Mahatma Gandhi,

Considerado um dos mais renomados fotógrafos da história, tanto no campo artístico como jornalístico, Bresson conseguiu sempre captar o “momento decisivo”.

Henri Cartier-Bresson nasceu em 22 de Agosto de 1908, em Chanteloup-en-Brie, França. Ainda pequeno, tirava fotos com sua câmera Box Brownie, mas não se imaginava como fotógrafo, já que sonhava ser pintor. Ele conta que  decidiu se tornar fotógrafo após ver a foto “Três garotos no Lago Tanganyika”, de Martin Munkacsi, na época ele tinha 23 anos de idade.

 Multidão jogando flores durante o cremação de Mahatma Gandhi,
Henri Cartier Bresson, Delhi, India, 1948

Em 1937, ele publica seu primeiro trabalho fotojornalístico,  a coroação da rainha Elisabeth. Alguns anos mais tarde, ele lutou na segunda guerra mundial, período no qual foi feito prisioneiro. Alguns anos depois, em 1947, ele lançou o documentário “The Return” e seu primeiro livro “Fotografias de Henri Cartier-Bresson”. Também foi neste ano que ele, Robert Capa, David Seymour, William Vandivert e George Rodger, fundaram a agência Magnum, considerada até hoje uma das mais importantes agências fotográficas do mundo.

Para fazer as suas fotos, ele sempre buscava o “instante decisivo”, que seria o momento exato em que uma cena se definiria como um todo, talvez tenha sido por essa busca, que ele se tornou um dos mais renomados fotojornalistas da história.

Liberação de Prisioneiros de Guerra Alemães, Henri Cartier Bresson, Alsácia, França, 1944
Dança Barong, Henri Cartier-Bresson, Delhi, India, 1949
Liberação de Paris, Henri Cartier-Bresson, Paris, França, 1944
Mulher muçulmana na encosta da colina Hari Parbal, Henri Cartier-Bresson, India, 1948
Henri Cartier-Bresson, Sevilha, Espanha, 1933

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda terça-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

Links, Referências e créditos

Como citar esta postagem

CAVALHEIRO, Pedro Olavo Pedroso. Henri Cartier-Bresson. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: <https://culturafotografica.com.br/henri-cartier-bresson/>. Publicado em: 31 de maio de 2021. Acessado em: [informar data].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo
×
%%footer%%