[sendpulse-form id=”1121″]

Gioconda Rizzo

[read_meter]

[Sassy_Social_Share]

Nascida em São Paulo, no ano de 1897, Gioconda Rizzo iniciou seu trabalho quando tinha apenas 14 anos de idade. Seu pai, Michele Rizzo, era fotógrafo e tinha um estúdio chamado Ateliê Rizzo. Com um exemplo da profissão dentro de casa, Gioconda se interessou pela fotografia e logo começou sua carreira.

Descrição: Gioconda sentada em uma cadeira, num ambiente que parece ser uma casa. No fundo, há porta retratos e enfeites em uma prateleira. A fotógrafa veste roupas de frio e tem uma expressão tranquila.
Autor desconhecido (a)

Na época, a menina só tinha permissão para fotografar mulheres e crianças, mas inovou com seu enquadramento fotográfico: focava nos ombros e nos rostos das modelos. Em 1914, inaugurou seu estúdio, chamado Photo Femina, mas, infelizmente, foi fechado no ano de 1916, por pressão da sociedade conservadora.

A fotógrafa trabalhou com muitos nomes prestigiados na sociedade, entre eles, a 1° Miss Brasil, Zezé Leone, e a Miss Universo, Yolanda Pereira.  Faltando poucas semanas para completar seus 107 anos, Gioconda faleceu, em 2004.

Confesso ter tido dificuldade para encontrar o acervo da fotógrafa. Isso porque Rizzo era  uma mulher inovando em pleno século XX e, devido ao machismo intrínseco na sociedade, suas obras eram pouco valorizadas, com raros registros oficiais e armazenamentos precários. Fato que me faz refletir na quantidade de mulheres que, assim como Gioconda, tiveram seu trabalho apagado e silenciado perante uma sociedade que as depreciava e invisibilizava.

Descrição: Mulher olhando fixamente para a câmera. Maquiada para o ensaio, a modelo tem uma expressão séria e assustada. Seu cabelo, cacheado, é curto e tem um corte característico da época.
Gioconda Rizzo
Descrição: Mulher posando para um retrato, que parece ser antigo. Ela posiciona-se de perfil e está bem arrumada: usa acessórios como brincos e um cordão, e está maquiada. A foto tem foco em seu busto, que é centralizado e destacado.
Gioconda Rizzo
#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

Links, Referências e Créditos

 Como citar esta postagem


SOARES, Maria Clara. Gioconda Rizzo. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2023/01/gioconda-rizzo.html>. Publicado em: 17 de jan. de 2023. Acessado em: [informar data].

Marcadores:
, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo
×