[sendpulse-form id=”1121″]

Sebastião Salgado

[read_meter]

[Sassy_Social_Share]

 
 Sebastião Salgado é um renomado fotógrafo brasileiro que retrata em suas fotografias as pessoas que se encontram à margem da sociedade, e as diversas causas ambientais que apoia.

Sebastião Ribeiro Salgado nasceu em Aimorés, Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Graduou-se em Economia, em Vitória, Espírito Santo, e fez pós-graduação na USP. Trabalhou como economista por alguns anos e, devido às perseguições da ditadura civil militar, se auto exilou em Paris.

Retrato de Sebastião Salgado em preto e branco
Autor desconhecido – Sebastião Salgado

 Em Paris, completou seu doutorado em economia e, entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Durante uma viagem para a África, realizou sua primeira sessão de fotos, com uma câmera emprestada pela esposa, Léila Wanick Salgado, e assim se encantou pela fotografia. A partir de 1974, volta a morar em Paris e trabalha como fotojornalista independente para agências como Sygma, Gamma e Magnum.

Em 30 de março de 1981, estava em Washington, Estados Unidos, capturando imagens para uma matéria que seria lançada pelo New York Times. Enquanto esperava a saída do presidente Ronald Reagan na porta do hotel, viu antes que seus colegas que John Hinckley Jr. erguera uma arma. Salgado realizou as melhores imagens do atentado contra o presidente norte-americano. Essas imagens rodaram o mundo, fazendo com que ele conseguisse atingir a independência financeira para investir em seus projetos.

Temos um homem de terno preto puxando sua arma, dois outros de terno cinza com as armas para cima, dois homens no chão, dois agachados e um bombeiro se aproximando
Segundos após tentativa de assassinato de Ronald Reagan, 1981, Sebastião Salgado
Em 1994, junto com a esposa, Léila, funda a agência de imprensa fotográfica, Amazonas images. Viaja por todo o Brasil e por mais de 100 países para vários projetos fotográficos.

Segue alguns dos trabalhos do Salgado:

Foto em preto e branco de uma pessoa, com roupas de proteção, perto de um vulcão em erupção
Kuwait, 1991, Sebastião Salgado
 
Imagem em preto e branco, mostra várias pessoas trabalhando, e um homem encostado em um poste de madeira olhando para o lado
Serra Pelada (Man against Post), 1986, Sebastião Salgado
 
Foto em preto e branco, mostra uma estação de trem, com dois trens, e a imagem borrada de várias pessoas andando por lá
Estação de trem lotada em Bombaim, 1995, Sebastião Salgado
 
Imagem em preto e branco, mostra no centro dois filhotes de elefante-marinho-do-sul, e atrás deles, vários pinguins
Filhotes de elefante-marinho-do-sul, 2009, Sebastião Salgado

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda terça-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

 

Links, Referências e Créditos

  • http://galeriamariocohen.com.br/?page_id=22657
  • https://br.blastingnews.com/cultura/2016/02/o-atentado-que-mudou-a-vida-profissional-de-sebastiao-salgado-00776045.html
  • http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2597/sebastiao-salgado

Como citar essa postagem

COSTA, Clara. Sebastião Salgado. Cultura Fotográfica. Publicado em: 27 de mai. de 2020. Disponível em: https://culturafotografica.com.br/galeria-sebastiao-salgado/. Acessado em: [informar data].

Marcadores:
, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo