[sendpulse-form id=”1121″]

Philippe Halsman

[read_meter]

[Sassy_Social_Share]

A galeria de hoje vai falar sobre o fotógrafo Philippe Halsman, especialmente sobre sua parceria com o famoso pintor Salvador Dalí, mostrando a influência do movimento surrealista além da pintura.

Philippe Halsman nasceu na cidade de Riga, na Letônia, em 2 de maio de 1906. ele desenvolveu a paixão pela fotografia aos quinze anos, ao encontrar uma câmera antiga no porão da casa dos pais e se tornar o “fotógrafo oficial” de todos os eventos e viagens familiares. Nos anos 30, se mudou para Paris, cursando engenharia mas abandonou os estudos para se dedicar exclusivamente a fotografia. Durante essa década, teve fotos publicadas nas revistas Vogue, Voilà e VU, e abriu um estúdio.
Um homem com uma câmera e um tripé apontando para um ponto distante em um espaço aberto rural.
Photo (Philippe Halsman) © Philippe Halsman Archive 2020
Sua colaboração de 37 anos com o pintor espanhol Salvador Dalí se iniciou nos anos quarenta, quando ambos já haviam se mudado para Paris, e rendeu fotos icônicas, que exploravam a estranheza da obra surrealista do pintor. A série Dalí’s Moustache, por exemplo, é uma série de retratos que foca muito mais no bigode de Dalí, do que no pintor, usando esta característica marcante em fotos abstratas. 
Um olho e uma linha que forma a sobrancelha e um bigode em um fundo branco.
Photo (Salvador Dalí – 1954) © Philippe Halsman Archive 2020
A parceria criou outras diversas fotos icônicas, entre elas Dalí’s Atomicus. Inspirada na pintura Leda Atomicus, do próprio Dalí, esta fotografia levou 28 tentativas para ficar pronta, e mostra o pintor, uma cadeira, dois gatos e água no ar. 
Um homem, gatos, uma cadeira e um jato de água foram fotografados no ar em um ambiente que parece ser um estúdio de pintura.
Photo (Salvador Dalí – 1948) © Philippe Halsman Archive 2020
Além de seu trabalho com Salvador Dalí, Halsman também ficou conhecido por suas fotos de celebridades e figuras importantes pulando, como a atriz Marilyn Monroe e o ex-presidente dos EUA Richard Nixon. O fotógrafo dizia que gostava de pedir aos fotografados que pulassem para que se sentissem mais a vontade, ajudando-os a revelar seus verdadeiros espíritos através da fotografia.
Um homem e uma mulher pulam de mãos dadas em um fundo branco.
Photo (Marilyn Monroe and Philippe Halsman – 1959) © Philippe Halsman Archive 2020

Um homem de terno pula. No fundo se vê uma porta e um guarda-roupa.
Photo (Richard Nixon – 1959) © Philippe Halsman Archive 2020

As fotos de Halsman mostram como objetos simples, como um bigode, podem se tornar fotos muito interessantes usando a criatividade e fugindo do convencional. Pratique tirar fotos mais abstratas e compartilhe seus resultados com a gente!

Links, Referências e Créditos
http://philippehalsman.com/
https://www.moma.org/learn/moma_learning/philippe-halsman-dali-atomicus-1948/
https://www.npr.org/sections/pictureshow/2010/04/26/126289722/jump

Marcadores:
, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo