Conhecida por suas imagens em preto e branco, Diane Arbus construiu suas obras com imagens de pessoas dadas como “incomuns” da sociedade.
Diane Arbus nasceu em Nova York, em 1923, em uma família de classe alta judia, sendo a segunda de três filhos. Casou-se muito cedo, com o fotógrafo Allan Arbus, com quem aprendeu a gostar de fotografia e começou uma agência, que rendeu diversos trabalhos publicados em grandes revistas de moda e publicidade.
Diane Arbus, Roz Kelly |
Porém, renunciava as imagens que tais revistas mostravam com uma visão de um mundo quase perfeito. Em 1959, deixa de ser assistente do marido, sai das revistas de moda e passa a fotografar imagens menos convencionais com sua câmera Rolleiflex.
Movida por suas indagações, a fotógrafa cria sua marca ao registrar pessoas marginalizadas pela sociedade, como: travestis, homossexuais, prostitutas, pessoas com problemas psiquiátricos, com deformações físicas, etc. Sua preocupação nunca foi fazer fotos perfeitas, mas sim com o impacto que tais fotos iriam causar na sociedade. Chegou a fotografar para a “The New York Times Magazine” e outras revistas relevantes da década de 1960.
Sua carreira decolou, mas em contrapartida, sua vida pessoal estava indo de mal a pior. Acabou se separando do marido e entrou em uma forte depressão.
No final da década de 1960, Arbus havia construído uma carreira respeitada, passando a ensinar fotografia na Parsons School of Design, na cidade de Nova York, e na Rhode Island School of Design, em Providence, Rhode Island.
Em 1971, aos 48 anos, Diane Arbus tirou a própria vida, devido a depressão que enfrentou em um grande período de sua existência. Suas fotografias até hoje são reverenciadas por fotógrafos de todo o mundo, virando um grande exemplo, que quebrou vários tabus.
Confira alguns dos trabalhos da fotógrafa:
Untitle (49), 1970-71, Diane Arbus
|
Boy With a Straw Hat Waiting to March in a Pro-War Parade, 1967
|
Untitled (6), 1970-71, Diane Arbus
|
A Young Man in Curlers at Homem on West 20th Street, 1966, Diane Arbus
|
Mexican Dwarf in his Hotel Room, 1970, Diane Arbus
|
Child with Toy Hand Grenade in Central Park, 1962, Diane Arbus
|
Jewish Giant at Home with his Parents in the Bronx, 1970, Diane Arbus
|
Identical Twins, 1967, Diane Arbus
|
A Naked Man Being a Woman, 1968, Diane Arbus
|
Tattooed Man at a Carnival, 1970, Diane Arbus
|
Links, Referências e Créditos
- https://blog.emania.com.br/mulheres-na-fotografia-diane-
- arbus/https://fhox.com.br/blogs/excentrica-fotografia-de-diane-
- arbus/https://www.sleek-mag.com/article/diane-arbus-best-photographs/
Como citar essa postagem
COSTA, Clara. Diane Arbus. Cultura Fotográfica. Publicado em: 12 de ago. de 2020. Disponível em: https://culturafotografica.com.br/galeria-diane-arbus/. Acessado em: [informar data].