Catharine Sant’ana

Bissexual, ativista e especializada em fotografar casais LGBTQIA+

A imagem mostra a fotografa Catharine Sant'ana encostada em uma janela enquanto sorri. Ela veste um casaco branco com uma blusa e calça preta por baixo, seu cabelo está arrumado com dreads com a ponta rosa.

Bissexual, ativista e especializada em fotografar casais LGBTQIA+ 

Nascida no Rio de Janeiro, “Cacá”, como gosta de ser chamada, trabalha com fotografia desde os 19 anos. Na época, fotografava festinhas de adolescentes, e foi neste período que percebeu sua grande paixão: retratar afetos, em todas as suas formas e variações.

A imagem mostra a fotografa Catharine Sant'ana encostada em uma janela enquanto sorri. Ela veste um casaco branco com uma blusa e calça preta por baixo, seu cabelo está arrumado com dreads com a ponta rosa.
Catharine Santana

Conversando com a profissional, me encantei por seu carisma. Logo de imediato, é possível perceber seu ativismo e o quanto isso reflete no seu trabalho, que representa a luta, o amor e a resistência LGBTQIA+. 

“Meu objetivo é trazer referência e representatividade para pessoas LGBTQIA+. É fazê-las acreditar que são dignas e merecedoras de amar, serem amadas e viver esse amor”. Eu, como mulher lésbica e constituinte desse grupo, fiquei emocionada com esse relato e com as obras de Cacá.

Trazer essa representatividade do amor é de muita urgência, uma vez que, constantemente, o grupo LGBTQIA+ é retratado com pejoratividade e com um sentido de libertinagem. Então, essa abordagem mais romântica, que Cacá traz, também colabora para romper com esse estereótipo preconceituoso. E isso se torna mais necessário ainda quando o assunto é Brasil: país que mais mata homossexuais no mundo.

Criadora do site Alma Afetiva, Catharine é contra toda e qualquer forma de repressão, principalmente a do amor. “Infelizmente, fomos ensinados a disfarçar o nosso amor”, afirma ela na descrição de seu site.

Mulher preta, LGBT, umbandista e periférica, ela conta o quanto teve que superar dificuldades para se tornar essa profissional tão necessária em tempos de ódio como o que vivemos. Não tinha recursos financeiros para arcar com um curso de fotografia, então, lia o conteúdo de blogs, revistas e sites para aprender a fotografar. Mas, atualmente, com muito orgulho, ela diz o quanto ficou feliz por ter concedido entrevista à revista Fotografe, a maior da América Latina.

“Acho de suma importância uma mulher de várias minorias sociais ter voz em uma revista tão grande”. E eu concordo com ela! Meus sinceros parabéns a esse trabalho tão lindo, que, com certeza, merece muitos aplausos e reconhecimentos.

Há três mulheres na foto, duas estão se casando, ambas de vestido branco. Mais no fundo da foto, há a celebrante do casamento, vestida de rosa. O ambiente parece ser um sítio, repleto de árvores e decorações rosadas.
Catharine Santana
Dois homens abraçados, se entreolhando, em um cenário que parece ser o Rio de Janeiro. Um deles é um homem negro, que usa tranças e veste uma camisa amarela listrada. O outro é um homem branco, de cabelo curto e veste uma camisa preta floral.
Catharine Santana
Duas mulheres se casando. Uma delas usa um vestido de noiva, véu e tiara. A outra, usa um terninho branco. Ambas têm o cabelo cacheado e estão em frente a um caminhão antigo decorado para o cenário.
Catharine Santana

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda terça-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

Links, Referências e Créditos

Como citar este artigo

Soares, Maria Clara. Catharine Sant’ana. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotografica.com.br/catharine-santana/>. Publicado em: 04 de abr. de 2023. Acessado em: [informar data].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo
×
%%footer%%